Visitas
Exposição
Informações
Imprensa
 
Oficinas

Dentro da Televisão

Que poderes mágicos tem a televisão sobre nós? Que efeitos produz na curiosidade e criatividade de cada um? Como será a televisão feita ao nosso gosto?

Estas e outras questões acompanham a experimentação prática de diferentes funções: apresentador, realizador, operador de câmara, assistente de som e imagem na régie… Explorar um estúdio de televisão, preparado para uma emissão em circuito fechado, é o início de uma experiência de televisão em direto. Conversas, debates, entrevistas poderão ser gravados para mais tarde recordar!

Falando na Rádio

Que sons animavam as radionovelas? Com um microfone alcançamos o mundo? O poder da imagem já contagiou a rádio?

No estúdio de rádio, equipado com os mecanismos analógicos necessários para a produção de uma emissão radiofónica, revisitamos a centenária história da rádio e das muitas vozes que lhe deram sons e sentidos marcantes. Os temas das conversas e a respetiva animação musical ficam por conta do grupo de participantes. Os programas poderão ser gravados para memória sonora futura. "3,2,1…no ar!".

É mesmo Ciência?

Ciência é comunicação? Qual é o código secreto de cada um de nós? Será possível observar o ADN a olho nu?

No espaço dedicado à experimentação laboratorial pode-se vestir uma bata e experimentar estar na "pele" de um verdadeiro cientista! Como são constituídos os seres vivos, como se processa a comunicação entre gerações, o ADN, a manipulação genética são alguns dos temas base para experiências à medida de cada grupo. Através da lupa, do microscópio, do tubo de ensaio e do olhar curioso de cada um a ciência evolui a cada minuto que passa.

Sentidos Alerta

Gostaria de exercitar todos os seus sentidos? A comunicação também viaja num Zeppelin? Como comunica uma família de águias? Será possível "mergulhar" no bulício da Estação de S. Bento? Será a Alfândega uma autêntica Casa da Comunicação?

Perguntas e mais perguntas para as quais poderá encontrar respostas nesta oficina. As tecnologias, o ritmo frenético da vida urbana e mil e um (pre)conceitos afastam, cada vez mais, o ser humano do mundo natural que ainda o rodeia. No espaço-oficina dedicado aos sentidos valoriza-se e experiencia-se cada sentido em particular: ver, ouvir, cheirar, tocar e saborear são desafios propostos.

 
Visitas livres
Visitas orientadas
Oficinas
Materiais de Apoio
Horários e tarifários
 
Novidades do Museu
  Blogspot   Facebook   Twitter  
Iniciativa e financiamento